Prefácio

AuthorMarcio Morena Pinto
Pages13-14

Page 13

Conheci Marcio Morena Pinto no final da década de 1990, na Universidade Presbiteriana Mackenzie, onde fui sua professora de Direito do Trabalho, no curso de graduação em Direito. Marcio, ainda muito jovem, já se destacava por sua dedicação aos estudos e por uma curiosidade científica incomum, que o levou, desde cedo, a investigar de modo aprofundado temas relevantes.

Movido pelo mesmo espírito, graduou-se em Filosofia (USP), cursou Mestrado em Filosofia (USP), Mestrado em Estudos Internacionais (Universidade de Barcelona), e está em vias de concluir o Doutorado em Relações Internacionais (Universidade de Barcelona). Em várias dessas ocasiões, mereceu bolsa de estudos de instituições credenciadas, nacionais (Fapesp e CAPES) e espanhola (Fundação Carolina).

A seriedade tem sido a marca da sua pesquisa, que tenho acompanhado a certa distância, maior do que eu gostaria, em face dos compromissos cotidianos de ambos, pois a troca de ideias com profissionais cultos e competentes como Marcio é sempre enriquecedora. Assim, surpreendi-me quando, após longo silêncio, ele me procurou para que fizesse o Prefácio desta “Introdução ao Direito Internacional do Trabalho”, incumbência que aceitei prontamente, sentindo-me honrada com o convite, já que o verdadeiro professor se realiza no êxito de seus alunos e a mim coube, no passado, apresentá-lo ao Direito do Trabalho.

Li sua obra com grande interesse e senso crítico aguçado – algo de que tenho certa dificuldade de me desvencilhar, confesso – e a recomendo aos mais diversos tipos de leitores. Aos professores de Direito ela certamente será útil, dada a visão multidisciplinar do autor, não muito comum, lamentavelmente, na área jurídica. Aos estudantes de graduação e de pós-graduação, por sua leitura amena, sem que peque pela superficialidade. Ao público em geral, para uma boa compreensão do fenômeno trabalho, categoria que permitiu a...

To continue reading

Request your trial

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT